segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Seu mês de nascimento prediz sua tolerância alimentar...



Além do horóscopo e da personalidade, o mês em que você nasce influencia a sua sensibilidade alimentar.   
Crianças nascidas no inverno são menos propensas à doença celíaca. (Foto: Getty Images)
Alguns fatores ambientais podem estar associados com o desenvolvimento da doença celíaca, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Umea(Suécia).
doença celíaca é uma das doenças crônica mais comuns da infância. Apresenta frequentemente sintomas gastrointestinais, desnutrição e atraso no desenvolvimento, mas o seu aparecimento pode ocorrer ao longo da vida com características clínicas variadas. Como os sintomas leves são comuns, a maioria das pessoas com doença celíaca segue sem diagnóstico. 
Os celíacos têm uma intolerância permanente ao glúten de trigo, cevada, centeio e, provavelmente, aveia.   (Foto: Getty Images)
Será que os meses do ano se relacionam a um maior ou menor risco de desenvolvimento da doença celíaca? A pesquisa, publicada no periódico Archives of Disease in Childhood, determina que a época do ano e o local de nascimento influenciam no risco da doença celíaca.

O motivo poderia ser as infecções virais em circulação, o que ajudaria a explicar os padrões temporais e geográficos associados com o risco de desenvolvimento dessa enfermidade em crianças. Os cientistas também confirmaram o papel da vitamina D durante a gravidez como fator desencadeante.

Para comprovar isso, os cientistas fizeram um estudo com quase 2 milhões de crianças nascidas entre 1991 e 2009, seguido de um acompanhamento até os 15 anos de idade. De todos as crianças, 6.569 foram diagnosticadas com a doença celíaca.
Os resultados indicaram que as crianças nascidas entre a primavera e o outono são mais propensas à doença celíaca. 
A pesquisa sugere que a amamentação pode proteger o indivíduo contra a doença celíaca. 
A análise dos dados determinou que as crianças nascidas na primavera e no verão do hemisfério norte (entre março e agosto) e outono (setembro-novembro) teriam 10% mais probabilidade de desenvolver a doença celíaca do que as crianças nascidas no inverno do mesmo hemisfério (de dezembro a fevereiro).

Nenhum comentário:

Confira:

Novo recomeço, de novo!

Todas as vezes em que sofremos decepções, determinamos em nossas vidas que jamais passaremos por tal sufoco novamente. Sem perceber a mentir...