segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Estudo afirma que ‘regra dos cinco segundos’ para comida que cai no chão é mito...



Muitos de nós cresceram acreditando na mágica “regra dos cinco segundos”, segundo a qual se você pegar um alimento que deixou cair no chão em menos de cinco segundos ele não terá sido contaminado por germes. Agora que alguns se tornaram pais, o mesmo mantra ainda é aplicado com nossos filhos. O pirulito caiu? Não há problema, regra dos cinco segundos!

Não. Coma. Isso. (Foto: Giphy)
Você realmente acreditava que isso era verdade?
Pesquisadores da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, Estados Unidos, revelaram que as bactérias podem contaminar um alimento que cai no chão em menos de um segundo.
Os cientistas testaram quatro superfícies — aço inoxidável, azulejo de cerâmica, madeira e carpete; e quatro alimentos diferentes — melancia, pão, pão com manteiga, e balas de gelatina.
Eles também analisaram quatro períodos de contato diferentes — menos de um segundo, cinco segundos, 30 segundos e 300 segundos —e mediram a contaminação por bactérias em cada um dos casos.
A melancia apresentou a maior contaminação, enquanto as balas de gelatina apresentaram a menor, sugerindo que a transferência de bactérias de superfícies para os alimentos é afetada pela umidade. O carpete também obteve uma pontuação melhor em relação à contaminação do que o azulejo e o aço inoxidável.
Embora seja correto dizer que quanto mais tempo a comida passar em contato com a superfície mais bactérias serão transferidas, não é verdade que nada acontece nos primeiros cinco segundos. Outros fatores, incluindo o tipo de alimento e a superfície na qual ele é derrubado, são de igual ou maior importância para o processo.
“O conceito popular da ‘regra dos cinco segundos’ é de que alimentos que caem no chão, mas são pegos rapidamente, podem ser consumidos sem problemas pois as bactérias precisam de tempo para serem transferidas,” explica o pesquisador principal do estudo Donald Schaffner, professor e especialista em ciência dos alimentos na Rutgers.
“Nós decidimos analisar esta regra porque ela é muito difundida. O tema pode parecer ‘leve’, mas queríamos que nossos resultados fossem apoiados por uma ciência sólida.”
“A ‘regra dos cinco segundos’ é uma simplificação exagerada do que realmente acontece quando as bactérias são transferidas de uma superfície para os alimentos. As bactérias podem contaminá-los instantaneamente,” ele continuou.
Então, da próxima vez em que você derrubar uma bala no chão, mesmo com o coração partido, o melhor a fazer é jogá-la no lixo.

Nenhum comentário:

Confira:

Novo recomeço, de novo!

Todas as vezes em que sofremos decepções, determinamos em nossas vidas que jamais passaremos por tal sufoco novamente. Sem perceber a mentir...