sábado, 20 de dezembro de 2014

Amor Próprio é mandamento...



E um deles, que era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou:  Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
Amar o próximo como você mesmo!!! Curioso... a Deus sobre todas as coisas, isso inclui você, suas vontades, seu ego, seu orgulho, mas o próximo... o próximo é como a você mesmo!!!
CLAROOO!!! O amor de Deus por nós é soberano, excede nossa compreensão, nossa capacidade de mensurar, mas o amor horizontal não, limita-se a conveniência, a pressupostos, condições... Ora, quão difícil não amar o outro?!
É preciso amor próprio! Não confunda com egocentrismo, sim, porque não é a mesma coisa que amor próprio. Arrisco dizer que o egocêntrico, justamente, não se ama, precisa recorrer a uma ferramenta que compense a falta de amor próprio, a auto estima baixa!
O amor próprio é saudável, não fere a Deus e muito menos ao próximo, pelo contrário, cria uma troca saudável, afinal, retornamos assim ao ditado: "O que eu não quero pra mim, não quero pros outros!",
a muito esquecido, afinal vivemos a era da máxima "gosto tanto de mim, que não gostarei de você", mostrando como a sociedade contemporânea esta doente!
Gosto de pensar que, me amando, amo Deus que habita em mim, amando o próximo, também amo Deus que habita nele, assim criamos um círculo "virtuoso" em que, amo Deus que habita no próximo e assim cumpro o primeiro mandamento, como estou amando através só próximo, estou exercendo esse amor que é espelhado no meu amor próprio, ou seja, cumpro o segundo mandamento e esse ciclo não acaba jamais!!!
É como se Cristo tivesse dito: "me amem, em seguida se amem e amem o próximo, dessa maneira será possível exercer o amor!!!"
"Amo a Deus que me capacita a me amar e assim amo o próximo como a mim mesmo!!!"
O amor próprio é um mandamento!!!

Nenhum comentário:

Confira:

Novo recomeço, de novo!

Todas as vezes em que sofremos decepções, determinamos em nossas vidas que jamais passaremos por tal sufoco novamente. Sem perceber a mentir...